somos Belenenses

somos Belenenses

quarta-feira, abril 25, 2007

PROGNÓSTICOS, PROGNÓSTICOS... SÓ NO FIM


Mais uma campanha eleitoral em curso, quase na sua fase final, mais uma lavagem de roupa suja em que se discutiu o que não se devia e onde se omitiu e ficou por debater aquilo que realmente interessa.
Uma vez mais a blogosfera foi utilizada não para esclarecer mas apenas para servir de ponte de insultos entre apoiantes das diferentes listas. Neste pandemónio de parvoíce, honra seja feita aos blogues dos três candidatos e a um punhado de consócios que procuraram efectivamente debater com sensatez e clarividência a realidade e o futuro do clube. Algo que a todos nós deveria interessar. Mas não. Parece que uma grande maioria apenas se move pelo interesse em provar que é mais azul que o vizinho do lado e que consegue injuriar em maior quantidade.
Apesar de tudo, a verdade é que a tal blogosfera azul representa (no máximo) uns 300 associados do clube, entre bloggers e comentadores visitantes, o que significa uma percentagem mínima no universo de associados do Belém. Se calhar, e também contra mim falo, valha-nos isso.
Reitero que José Duarte Ferreira e Fernando Gouveia da Veiga me merecem todo o respeito pela coragem em avançarem com as suas candidaturas e em darem a cara por projectos assentes na alternativa. No entanto, sem desprimor, julgo que a lista B não é mais do que uma reedição da candidatura de Mendes Palitos, apenas mudando a embalagem, pensando ainda que nenhum eleitorado, seja ele em que eleição for, é particular adepto do tom catastrofista adoptado pela mesma.
Em relação a Gouveia da Veiga, o cenário muda de figura, parece-me uma candidatura forte e credível que fez o seu trabalho de casa, que procurou fundamentar coerentemente o seu discurso de mudança, apresentando ideias concretas e válidas, mas tenho que confessar aqui e agora que a ÚNICA razão pela qual não votarei neste candidato tem apenas e só a ver com o facto de achar que está menos bem acompanhado, no que a duas pessoas diz respeito. Os motivos ficarão por aprofundar, porque não pretendo embarcar nesta espiral negativa de lavagem de roupa suja. Apesar de tudo, se Gouveia da Veiga souber capitalizar esta experiência para uma aprendizagem que vise consolidar compitas eleitorais a médio e longo prazo, e se não baixar os braços com uma possível derrota, estou certo que a sua mensagem cativará maior eleitorado num futuro muito próximo.
Por último, a lista A encabeçada por Armando Cabral Ferreira. Mantenho que a primeira metade do seu mandato que agora expira foi uma profunda e amarga decepção, que andámos demasiado perto do purgatório (abençoado Fiúza!), mas que conseguiu uma miraculosa inflexão e que a coisa se compôs.
É um facto que ainda há muito por fazer, o efeito Jesus foi um inesperado balão de oxigénio e esta época desportiva do nosso futebol profissional tem claramente superado todas as expectativas. Como escrevia um ex-colega de blogue há pouco tempo - não nos deixemos embriagar pelo 4.º lugar e pela presença no Jamor, sabendo discernir com lucidez de que lado está a razão, por forma a fazermos a escolha correcta. Não vou embarcar nessa tal embriaguez, mas creio que seria uma enorme injustiça não dar a Cabral Ferreira mais 2 anos para provar definitivamente se tem ou não capacidade para liderar a nau azul e para rentabilizar a excelente corrente época desportiva da modalidade que move e entusiasma a maioria dos corações azuis.
Vou passar um cheque a Armando Cabral Ferreira no próximo sábado, que não será seguramente em branco, porque não alienarei o meu espírito crítico (mas não destrutivo) nem hipotecarei o direito de fazer o imperioso balanço em 2009.
Como não concorro como membro da sua lista, como não persigo qualquer cargo no Restelo ou o que quer que seja em proveito próprio, a não ser o mero prazer de querer ver o meu clube retornar aos sucessos do passado, CF terá o meu voto e muito sinceramente acredito que vai ser ele o vencedor das eleições do próximo sábado.
Curioso nisto tudo, e retornando à questão da blogosfera, é que paradoxalmente aqueles que o podem prejudicar são os tais que andaram durante 2 anos num afã quase histérico a exigir a sua demissão e que agora, de um momento para o outro, viram a luz, aparecendo da penumbra como os seus maiores apoiantes. Cuidado com o beijo de Judas, Cabral Ferreira!
Por último, lamento que nesta campanha eleitoral não tenha havido pelo menos um debate a 3, já que creio que teria sido útil para o esclarecimento colectivo, mas enfim. Prognósticos só mesmo no fim.