somos Belenenses

somos Belenenses

domingo, junho 17, 2007

QUE MAIS NOS IRÁ ACONTECER?

JORNAL O JOGO:

A Segurança Social recusou taxativamente as garantias dadas pelo Belenenses no âmbito do pagamento dos cerca de 55 mil euros mensais decorrentes do cumprimento do Plano Extrajudicial de Conciliação (PEC).
O procedimento, mediado pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), que visa facilitar o pagamento das empresas em dificuldade aos seus credores, foi utilizado pelos azuis do Restelo para suprimir, de forma gradual, ao longo dos anos, a verba em dívida às Finanças e à Segurança Social, estimada entre os 3,5 e 4 milhões de euros – repartidos entre clube e SAD –, no entanto as rendas provenientes do direito de superfície das bombas de gasolina da BP e da Repsol, bem como da McDonald's, dadas como garantias, foram recusadas.
Se, no que concerne às Finanças, a garantia para o pagamento do IRS não foi colocada em causa, o mesmo não se verificou com a Segurança Social, que exigiu, como garantia, o terreno onde se encontra a bomba da BP. Tal facto motivou, desde já, a convocação, com carácter de urgência, para amanhã, pelas 19h00, de uma reunião do Conselho Geral do clube, que deverá aconselhar a Direcção de Cabral Ferreira a submeter a questão aos associados em assembleia geral (AG). Tudo porque, de forma indirecta, essa garantia poderá implicar alienar ou onerar património do clube, o que, em caso de ser efectuado, pela Direcção do clube, à revelia de uma AG, viola os estatutos do clube, nomeadamente o artigo 84.º.
Dado que o acordo do PEC deveria ter sido assinado em Maio, o Belenenses encontra-se actualmente numa situação de incumprimento e está sujeito à possibilidade de serem executadas penhoras aos bens do clube e não só. É que tal situação poderá implicar a penhora de passes de jogadores e, inclusive, da receita do Bingo – que, anualmente, ronda os dois milhões de euros –, bem como de outras receitas. Dada a realidade financeira do clube, as rendas supracitadas, os terrenos e a receita do Bingo são os valores passíveis de serem dados como garantias, sendo que as rendas foram já recusadas, os terrenos implicam aprovação em AG, e as receitas do Bingo pressupõem o hipotecar das mesmas para lá do mandato de Cabral Ferreira.