somos Belenenses

somos Belenenses

sábado, abril 28, 2007

DIREITO DE RESPOSTA

Tinha prometido a mim mesmo que não me voltaria a envolver em polémicas que tenham a ver com o CF os Belenenses, mas como o meu nome foi trazido à colação pelo senhor Patrão, num destes dias, vejo-me na obrigação de recorrer ao direito de resposta.

1. No que respeita à minha participação no Canto Azul ao Sul creio que o meu primo fez o favor de publicar o esclarecimento que lhe prestei, e sobre isso mais nada a esclarecer. Apenas pergunto: que mal existe em juntar o útil ao agradável, ou seja torcer para que o Sporting ganhe um jogo, ainda por cima porque essa vitória beneficiará o Belenenses? Aqui d’El-Rey todos os velhos puristas do Restelo!
Já agora, chefes tenho efectivamente tido alguns, mas nenhum com apelido Oliveira. A propósito, sobre piruetas e camaleões também podia escrever, nomeadamente sobre aqueles que escreveram tudo o que de pior se possa imaginar sobre o actual presidente do clube, e que de um momento para o outro - pasme-se! - são os seus maiores defensores. Como escrevia o meu primo: o beijo de Judas.

2. Sou sócio do Sporting e do CF os Belenenses, sou sportinguista desde que me conheço, numa família maioritariamente verde e branca, chorei literalmente com as derrotas do meu clube quando era pequeno e sempre vibrei com as suas vitórias.
Em paralelo, e desde pequeno, sempre fui presença regular no Estádio do Restelo, ao lado do meu avô paterno, infelizmente já falecido. Aí, e noutros locais, sempre fiz questão de apoiar e torcer pelo velho Belém, não me sentindo inferiorizado em relação aos demais. Ainda por cima, sempre achei que tanto Sporting como Belenenses assentam numa matriz sociológica muito parecida, tendo até vários pontos em comum ao longo das suas brilhantes histórias.
O carinho que ganhei pelo clube do Matateu andou sempre lado a lado com a minha paixão pelo símbolo do leão.

A propósito, devo informar que a minha mulher – ex-praticante de voleibol de alta competição, com passagens pelo Benfica, Sporting e Selecção Nacional – sportinguista, mas infelizmente pouco convicta, nunca esteve comigo em nenhum jogo em Alvalade, mas já a levei ao Restelo para assistir a dois jogos do Belenenses (com Marítimo e FC Porto). Curioso, não é?
Devo também confessar que efectivamente não torço pelas cores azuis em dois jogos: Sporting-Belenenses e Belenenses-Sporting. Nesta época, até haverá um terceiro, que como sabe será a tal final do Jamor; sem hipocrisias lhe digo que apoiarei o verde e branco. Mas também sem rodeios lhe digo que se o Sporting tiver a felicidade de chegar ao título de campeão nacional, terei particular satisfação se o Belenenses ganhar o ‘caneco’. Esclarecido?

3. Mantenho a minha condição de associado do CF os Belenenses. Tenho quotas em atraso desde Janeiro, porque sempre fiz questão de pagar a época completa de uma só vez, mas este ano isso ainda não se proporcionou, porque tenho andado dividido entre Lisboa e Madrid por motivos profissionais. Mas lhe garanto que em breve o farei. Provavelmente, para seu desgosto.

4. Enquanto associado do Belenenses gasto em média, em termos anuais:

Quotas -> 102 euros
Camisolas e restante merchandising -> 100 euros (enquanto coleccionador de merchandising, em praticamente todas as épocas compro pelo menos 1 camisola do clube, entre pin’s, DVD’s, cachecóis...)
Outros bilhetes para jogos -> 60 euros

Total -> 262 euros

Nada mal, para alguém que comete o pecado mortal de ser sportinguista, pois não senhor Patrão?
E já agora, em quanto contribui o senhor?

5. No que toca às eleições que hoje se decidem, espero que o meu amigo Armando Cabral Ferreira seja reeleito, porque é um homem bom, porque ama o Belenenses e porque tem procurado dar o seu melhor, ao contrário do que alguns - como o senhor - gostam de afirmar.
A lista B parece-me ter assumido a face populista e desbocada desta campanha, enquanto o ‘seu’ Gouveia da Veiga, que eu nem conhecia, apresenta um projecto interessante, mas megalómano, pecando ainda por não ter dito de forma concreta e cabal como o garantiria.

6. Quanto ao ódio que o senhor destila, e ao modo insultuoso e inflamado como se arvora em polícia do ‘seu’ regime, apontando o dedo com uma facilidade inaudita, apena lhe pergunto que recalcamentos o levam a proceder assim?
Afinal, de que, e porque motivo me acusa?
Que fiz eu em prejuízo do Belenenses?
Tudo isto será apenas porque não gostei que o Belenenses tivesse recorrido a expedientes administrativos para escapar à despromoção? Garanto-lhe que se tal tivesse acontecido com o Sporting pensaria exactamente da mesma forma.

Para finalizar, e porque sei que já tem idade para isso, aconselho-o a ser mais ponderado nas suas palavras e a mostrar um pouco mais de maturidade.

Atendendo ao seu apelido, também lhe digo que o meu é Almeida, e não Assalariado, pelo que de agora em diante bem pode continuar a falar sozinho porque não lhe darei mais nenhuma resposta ou prestarei qualquer outro esclarecimento.


Nuno Moreira de Almeida