somos Belenenses

somos Belenenses

quinta-feira, abril 26, 2007

PORQUÊ CABRAL FERREIRA?

Com a devida vénia ao blogue CFBelenenses:

Porquê Cabral Ferreira?

Artigo de opinião do nosso consócio e particular amigo, Jorge Oliveira

- "Venho dar o meu testemunho de apoio a Cabral Ferreira (e à lista A) porque acho que ele é merecedor do reconhecimento de todos os Belenenses, que considerem ter ele desenvolvido um papel fundamental no sucesso actual do clube.Poderia aqui enunciar um cento de razões, tanto pela positiva como pela negativa, mas não o vou fazer. Fundamentalmente não o vou fazer, dizendo que ele é o bom e o melhor porque os outros são maus.

Elegi algumas características que o definiram durante o seu mandato e que são:

1. Discrição e reserva
Durante o seu mandato deixou de acontecer, com a frequência que acontecia anteriormente, a discussão na praça pública dos temas internos do clube, e as decisões das direcções e do departamento de futebol, muitas vezes, ainda antes destas serem discutidas internamente. Basta fazer uma retrospectiva, para encontrar exemplos elucidativos que gentilmente, deixarei ao cuidado de pesquisa dos leitores.
Qualquer dirigente associativo tem de saber ser discreto e reservado, quando tem que o ser, para defender os interesses da sua colectividade, e ele, Cabral Ferreira soube-o ser.Palavras para quê?

2. Perseverança e Combatividade
Naturalmente, existe uma associação directa de pleonasmo quando se caracteriza um indivíduo de perseverante e combativo, no entanto, essa subtileza associativa não é verdadeira pois tende-se a confundir similitude com complementaridade, no caso de Cabral Ferreira estes dois conceitos são complementares.
Cabral Ferreira soube ser perseverante, porque:
- Teimou em resistir à tentação fácil de fugir perante as dificuldades;
- Persistiu no seu posto sabendo que as dificuldades não se resolveriam num passe de mágica, pelo contrário tenderiam a agravar-se até ao final da época;
- Foi obstinado no seu orgulho ferido quando teve que apanhar os cacos e defender o clube.
Cabral Ferreira foi combativo quando:
- Nas convulsões internas, não deixou de estar presente e dar a cara, mesmo sabendo do ambiente hostil contra si, em nome dos valores do clube.
- Avançou para o combate mais difícil da vida do clube, por sinal um combate desigual, sabendo que teria pela frente uma anunciada probabilidade de derrota.
- Sabia que nesse combate desigual iria estar praticamente sozinho, com o apoio do órgão a que presidia claro está, mas era provavelmente, o combate mais importante do clube, combatendo pelo direito, pela razão, e pelo cumprimento de regras iguais para todos.

3. Visibilidade e afirmação
Com Cabral Ferreira tivemos a oportunidade de ter mais visibilidade na comunicação social. Não aquela que todos desejaríamos, mas um dia lá chegaremos. Não por maus motivos, pois não é um mau motivo defender a nossa razão - hoje indiscutivelmente, aceite por quase todos, mas fundamentalmente, a nossa dignidade como clube com direitos iguais aos outros. Hoje, por sinal, apenas algumas mentes perversas e cada vez menos, aludem ao caso Mateus com considerações que nos são negativas.
É pacífico que ganhámos um caso eivado de irregularidades.

Estas são algumas das razões que considero como válidas para a renovação da aposta em Cabral Ferreira. Hoje nas vitórias, continuo a encontrar-lhe o mesmo trato, que lhe encontrei nas derrotas e nos momentos mais difíceis.

Defeitos, naturalmente que os tem.Muito tem de ser feito e refeito e sei que o sabe bem.Sei que o sabe na justa medida das dificuldades que encontrará, dos caminhos que terá de percorrer para resolver problemas e carências básicas.

Porque me revejo num programa simples e directo que consubstancia os 10 eixos fundamentais para o futuro do Belenenses;

Porque continuo a acreditar que é possível construir um clube, dia a dia, passo a passo, com medidas ponderadas e implementadas no tempo certo, tendo sempre em linha de conta todas as limitações e dificuldades;

Porque acredito que estes objectivos são metas a alcançar e etapas a vencer, irei votar naqueles que considero mais bem preparados para a sua execução!

Lista A,
Cabral Ferreira.

Jorge Oliveira